Secretarias da Justiça e da Educação estreitam parceria para ampliar aprendizado nas unidades prisionais de Sergipe

Técnicos da Secretaria Nacional de Políticas Penais visitaram as unidades prisionais de Sergipe e conheceram projetos desenvolvidos nelas

As secretarias de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e da Educação e da Cultura (Seduc) realizaram, nessa quarta-feira, 19, uma reunião técnica com os intuitos de alinhar e ampliar a oferta dos serviços educacionais nas dez unidades prisionais de Sergipe. O encontro ocorreu no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seduc. Um dos itens da pauta foi a ampliação da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que já atende 630 matriculados nas unidades prisionais, e a ampliação também de vagas no Programa de Remissão da Pena por Leitura, que conta com 1.100 participantes.

O secretário de Estado da Educação e da Cultura em exercício, Marcel Resende, destacou que a Seduc já conta com professores no sistema prisional, e a intenção é ampliar o diálogo, a fim de que mais pessoas privadas de liberdade possam ser inseridas nas turmas da EJA. “Queremos melhorar a condição das nossas turmas, ampliando o acesso à ressocialização por meio do aprendizado”, destacou.

Durante esta semana, o coordenador nacional de Educação, Cultura e Esporte da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Cidadania, Carlos Rodrigues Dias, visitou as unidades prisionais de Sergipe, e destacou que o projeto de arte e cultura do Presídio Feminino é um ponto positivo por trabalhar a autoestima e empatia. “No estado, há servidores bastante competentes e imbuídos em oferecer as atividades, mas é preciso superar o desafio de readequação dos procedimentos, para que mais pessoas possam chegar às salas de aula”, avaliou.

“Com esse diálogo, vamos conseguir mais apoio para ressocialização e transformação, ou seja, dar um novo caminho para essas pessoas que vão sair do sistema prisional. Com a visita, o Ministério da Justiça vem para selar essas tratativas”, informou a secretária de Estado da Justiça, Viviane Pessoa.

Também participaram da reunião o diretor do Departamento de Educação da Seduc, Genaldo Freitas; o policial penal federal Frederico Marinho; a coordenadora pedagógica da Seduc na Sejuc, Marli Barreto, e a coordenadora de Reinserção Social da Sejuc, Edjane Marinho.

Última atualização: 20 de junho de 2024 08:47.

Pular para o conteúdo