Os eventos foram realizados entre os dias 23 e 27 de outubro no Rio de Janeiro

A Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) participou do Encontro Nacional de Gestores de Leitura em ambientes prisionais e do Encontro Nacional de Educação para Jovens e Adultos em situação de prisão, que foram realizados na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 23 e 27 de outubro.
Durante os encontros, promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a Sejuc foi representada pela diretora do Núcleo de Reinserção Social (Nures), Edjane Marinho, acompanhada da coordenadora pedagógica da Secretaria da Educação e da Cultura, Marli Barreto.
Com o tema ‘A Leitura nos Espaços de Privação de Liberdade’, o Encontro Nacional de Gestores de Leitura em ambientes prisionais teve como objetivo garantir a leitura nos espaços de privação de liberdade enquanto direito universal, permitindo remição da pena prevista em lei. Durante os painéis, oficinas e debates foram abordadas questões essenciais para a promoção da leitura nas unidades prisionais e discutiu os desafios enfrentados pelo Judiciário e pelo poder Executivo na implementação da remição de pena pela leitura.
Já o Encontro Nacional de Educação para Jovens e Adultos em situação de prisão teve como tema central das discussões a troca de experiências sobre a aplicação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) dentro das unidades prisionais de todo o país, além da integração do EJA ao oferecimento da educação profissional e tecnológica aos internos das unidades prisionais.
“Enquanto representante da Sejuc nesses eventos, destaco que a nossa participação culminou em trocas de experiências e aprendizados que trazem para a pauta da Reinserção Social novos olhares e dinâmicas que impactarão as ações já desenvolvidas, trazendo uma proposta de fortalecimento para as ações de leitura, as quais impactam o fazer educacional das nossas unidades prisionais”, comentou Edjane Marinho.





