Policiais penais de Sergipe participam de capacitação em escolta na Bahia

Curso promovida pela Força Nacional Penal (FPN) objetivou aprimorar técnicas de escolta e garantir mais segurança no sistema prisional

Quatro policiais penais da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) participaram, entre os dias 17 e 19, de uma capacitação promovida pela Força Nacional Penal (FPN), sob a coordenação da Polícia Penal Federal. A formação, realizada no Conjunto Penal de Feira de Santana (BA), teve como foco o aprimoramento das técnicas de escolta, com ênfase em procedimentos operacionais que garantem maior eficiência, segurança e preservação da vida.

O curso reuniu policiais penais de diferentes estados e ofereceu uma grade de atividades teóricas e práticas. Entre os principais conteúdos, foram abordados os protocolos de segurança durante escoltas, a aplicação de técnicas e tecnologias menos letais (TTML) em situações críticas, como tentativas de fuga ou resgate, e a atuação estratégica voltada à proteção dos servidores, dos custodiados e da sociedade.

De acordo com a secretária de Justiça, Viviane Pessoa, a participação dos quatro policiais penais sergipanos têm um papel ainda mais estratégico, já que eles atuarão como agentes multiplicadores dentro da Polícia Penal de Sergipe. “Isso garante que o conhecimento adquirido seja compartilhado com outros profissionais da carreira. A medida amplia o alcance da capacitação e fortalece a política de segurança prisional em todo o estado”, explicou.

Para o policial penal sergipano Rômulo César, integrante do grupo Tático de Operações Penitenciárias (GTOP), o aprendizado adquirido representa um avanço importante na rotina de trabalho.“Essa capacitação amplia nossa segurança técnica e nos dá mais confiança para atuar em escoltas, que são procedimentos delicados e de alto risco. O curso nos prepara para lidar de forma rápida e eficiente com diferentes situações, sempre priorizando a preservação da vida e o cumprimento da lei”, destacou.

A integração e troca de experiências entre os profissionais das instituições participantes contribuem para o fortalecimento da doutrina técnica da Polícia Penal, promovendo um sistema mais preparado e seguro. Segundo Viviane Pessoa, investir continuamente na formação dos policiais penais é uma prioridade da gestão. “Cada capacitação representa mais preparo, mais segurança e mais valorização para a categoria, que exerce um papel essencial na defesa da sociedade sergipana”, concluiu a secretária.

Última atualização: 23 de setembro de 2025 13:07.

Acessar o conteúdo