Iniciativa está alinhada ao Plano Pena Justa, do Governo Federal; visita institucional marcou início da cooperação

Em um gesto de articulação entre políticas públicas e compromisso social, a Secretaria Especial da Cultura de Sergipe (Secult-SE) e a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc-SE) firmaram uma parceria estratégica com o objetivo de ampliar o acesso à cultura dentro do sistema prisional de Sergipe. A iniciativa está alinhada ao Plano Pena Justa, do Governo Federal, que visa fortalecer a atuação intersetorial para a melhoria das condições de vida e ressocialização no ambiente carcerário.
A visita institucional realizada entre as pastas marcou o início da cooperação, com as presenças do secretário especial da Cultura, Valadares Filho; da secretária de Justiça, Viviane Pessoa; e do assessor jurídico da Secult-SE, Édem Augusto. Eles celebraram a construção de um diálogo focado na cidadania, dignidade e potência transformadora da arte.
De acordo com o secretário Valadares Filho, a parceria foca em integrar a cultura em esferas essenciais do estado, como o Judiciário. “A cultura tem um papel essencial na transformação social, e acreditamos profundamente que ela pode abrir caminhos de reintegração, dignidade e esperança. Essa parceria com a Sejuc representa um passo significativo no compromisso da Secult com políticas públicas que não excluem, mas que acolhem e regeneram”, afirmou.
Viviane Pessoa acrescentou: “Recebemos com muita alegria hoje o secretário da Cultura. Estamos em um trabalho forte do Plano Pena Justa, que traz as secretarias para apoiarem essa ação do governo federal nos estados, para que possamos melhorar as condições do sistema prisional. Sabemos que, através da cultura, a gente consegue transformar vidas”.
A parceria prevê a construção conjunta de programas, oficinas, ações culturais e projetos de formação artística voltados para a população privada de liberdade. A proposta reforça a cultura como instrumento de desenvolvimento humano, educação, inclusão e reconstrução de trajetórias.







