Internas do Presídio Feminino contam com programação especial alusiva ao mês da mulher

Desde o início do mês, internas do Presídio Feminino contam com programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Nesta segunda-feira, 18, o calendário das mulheres incluiu palestra sobre a temática da violência, abordada de maneira lúdica e musical. Para Andréa Fernanda de Andrade, diretora do presídio feminino, os eventos objetivam a humanização deste público feminino carcerário.

“Realizamos gincana cultural esportiva, jogo de futsal e outros jogos para elas. Foram momentos de descontração bem positivos. E hoje aqui, com a participação da Secretaria de Estado da Saúde, tivemos uma palestra voltada para o tema da violência psicológica também com apresentação musical. As internas gostaram muito. Esse momento é muito importante porque humaniza, acalma as internas e mostra que elas estão vivas e visíveis. A minha sensação com elas neste momento é de bem estar, porque cuidar do outro não tem preço”, destacou.

Para a interna C.F.M, o evento foi gratificante. “Achei o dia de hoje maravilhoso, gostei mesmo. O que mais gostei foi dos instrumentos porque gosto muito de música. Quando sair daqui vou montar um comércio e viver minha vida em paz. Tenho planos para casar e tenho uma filha de 16 anos. É uma garota ótima”, comentou.

De acordo com outra interna, R.S, a programação voltada para o dia da mulher no presídio feminino é sempre satisfatória. “Essa programação deixa a gente muito feliz, principalmente porque tem música e pessoas diferentes conversando aqui com a gente, passando informações novas. Eu sempre gosto de tudo que tem aqui para a gente se divertir um pouco. Meu plano é sair daqui, completar meus estudos e procurar um trabalho. Eu quero mudar a minha vida”, mencionou.

Segundo Rita Bitencourt, referência técnica do Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde, haverá uma segunda ação planejada para as internas do presídio feminino. “Quando pensamos em estar aqui nesse espaço foi pensando em todas as mulheres, por conta do mês de março, onde estamos com várias ações dedicadas a esse público. Pensamos em contemplar todas as categorias do universo da mulher: a que está grávida, a privada de liberdade, a portadora do vírus HIV, a idosa, jovem, adolescente. Essa ação foi muito agradável e gratificante porque nós tivemos a receptividade das mulheres. Nosso objetivo é continuar empoderando essa mulher para quando ela sair daqui desse espaço reflita sobre a nova vida que pretende levar. Trouxemos a temática sobre a violência para trazer a cultura de paz. E a música une, aproxima. A ação de hoje aqui com elas foi linda e nós retornaremos dia 27 de março”, finalizou.

Última atualização: 18 de março de 2019 17:30.

Pular para o conteúdo