Histórico: Polícia Penal de Sergipe participa de desfile de 7 de Setembro pela primeira vez

Com 120 policiais penais, a categoria marcou presença histórica no desfile cívico-militar, ocorrido na manhã deste domingo, 7, na capital sergipana


Neste 7 de Setembro, data em que o Brasil celebra sua Independência, a Polícia Penal de Sergipe protagonizou um momento histórico: pela primeira vez, integrou o desfile cívico-militar realizado na Avenida Barão de Maruim, na capital sergipana, neste domingo, 7 de setembro, em comemoração aos 203 anos de independência do Brasil com o tradicional desfile cívico-militar.

A presença da categoria, que desfilou na avenida com mais de 120 policiais penais, simboliza o reconhecimento e a consolidação da Polícia Penal como força de segurança pública, instituída pela Emenda Constitucional nº 104/2019 e vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), sob a gestão da secretária Viviane Pessoa.

A primeira etapa do desfile aconteceu com hasteamento da bandeira e revista às tropas, feito pelo governador interino, Zezinho Sobral. Logo em seguida, a cerimônia prosseguiu com o desfile das forças de segurança federal, estadual e municipal, a exemplo do Exército, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal, Guarda Municipal e Superintendência de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT). 

O desfile da Polícia Penal teve início com o desfile da Guarda-Bandeira, seguida pelo corpo de policiais penais que atuam tanto na segurança interna das unidades prisionais quanto na administração do sistema penal, na ressocialização e na reinserção social de pessoas privadas de liberdade.

Também estiveram representadas a Central de Monitoramento Eletrônico (CEMEP), que utiliza o botão do pânico para garantir a proteção de vítimas de violência doméstica, e a Central Integrada de Penas Alternativas (CIAP), responsável pelo acompanhamento de medidas alternativas à prisão e pela condução de grupos reflexivos para autores de violência.

Presente da tribuna, a secretária de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa, não conteve a emoção ao acompanhar a estreia da Polícia Penal na avenida, o que ela destacou com um marco histórico para a categoria. “Foi um momento maravilhoso, ver esses homens e mulheres desfilando, mostrando o seu papel no trabalho árduo dentro e fora dos muros dos presídios. Vale lembrar que são eles que diuturnamente têm trabalhado para garantir a segurança das unidades prisionais do Estado de Sergipe, contribuído para que o estado seja considerado o mais seguro do Nordeste. Parabenizo todos os policiais penais de Sergipe pelo trabalho e pela dedicação”, comemorou.

Outro destaque foi o pelotão dos alunos do curso de formação, que em breve reforçarão o sistema penal sergipano com 16 novos policiais penais preparados para os desafios da profissão. A participação incluiu ainda os grupos operacionais GOPE e GTOP, especializados em escoltas de alto risco, gerenciamento de crises e apoio no combate ao crime organizado, além do pelotão de viaturas, representado por policiais penais da “velha guarda”, símbolo de luta, força e honra.

Integrante do Grupo Tático de Operações Prisionais de Sergipe (GTOP), o policial penal Rômulo César ressaltou a importância desse momento. “O 7 de Setembro é um ato cívico importante para o Brasil e, para a Polícia Penal, é ainda mais significativo porque somos uma polícia nova no nome, mas antiga no serviço. É a primeira vez que desfilamos como policiais penais. A sociedade não nos conhece porque ficamos dentro dos muros dos presídios, mas agora estamos também fora deles, atuando. Inclusive, o GTOP também em diversas frentes. a exemplo de escoltas de alto risco e cumprindo mandados de prisão por descumprimento de tornozeleira eletrônica. Isso faz com que a sociedade passe a enxergar a Polícia Penal de forma mais ampla, conhecendo nossa atuação já fardada e mostrando quem somos de verdade”, afirmou.

Para Eliane Lopes, que está no curso de formação dos novos policiais penais, o sentimento de desfilar na avenida é de muita emoção. “Como alunos da Polícia Penal, representando uma nova turma que se inicia, chegamos com o objetivo de unir forças ao lado dos veteranos que já estão nessa luta diária para manter a ordem nos presídios e nos cárceres. Para nós, é uma grande felicidade participar, pela primeira vez, do desfile da Polícia Penal, representando esta nova classe com muito orgulho, reafirmando nosso
compromisso com a segurança e a sociedade”, finalizou.

Última atualização: 9 de setembro de 2025 10:23.

Acessar o conteúdo