Internos do Hospital de Custódia e tratamento Psiquiátrico participam de oficina lúdica

Nesta quarta-feira, 27, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), através do Hospital de Custódia e tratamento Psiquiátrico (HCTP) realizou uma oficina lúdica com finalidade terapêutica para os internos do local. O evento foi realizado no hospital, localizado no bairro América, em Aracaju.

A oficina foi supervisionada por estagiários do curso de psicologia, que desenvolvem projetos dentro da instituição. Segundo Orleane Moraes, psicóloga do HCTP, os alunos desenvolvem abordagens terapêuticas, a partir da observação dos internos. “Cada projeto do estagiário é embasado no olhar que ele tem sobre a instituição e sobre o interno. Eles começam o estágio e vão tendo impressões e, a partir dessas impressões, ele pensam em qual o objetivo, no que gostariam de investigar”, comentou.

Em todas atividades desenvolvidas na instituição, são inseridas pautas como socialização, trabalho coletivo e estímulo ao raciocínio. De acordo com o diretor do hospital, Ronny Anderson, tais atividades são bastante proveitosas para os internos. “Para o interno é muito proveitoso, pois as atividades estimulam o trabalho em grupo e o raciocínio, favorecendo as cognições”, afirmou.

Apesar do bloqueio inicial em participar das atividades, os internos passam a se interessar pelas atividades, e começam a estimular uns aos outros, competindo, treinando e desenvolvendo o raciocínio. Segundo Orleane Moraes “tudo é pensado em conjunto para que não prejudique eles em nada, pelo contrário, para que estimule, para que eles possam evoluir. A gente observa o comportamento deles, observa vários fatores, para posteriormente beneficiá-los em avaliação e desinternação” comentou a psicóloga.

Última atualização: 27 de março de 2019 18:06.

Acessar o conteúdo