Dia do Assistente Social é marcado por homenagens na Sejuc

Assistentes sociais ligados ao sistema prisional e aposentados se reuniram na Egesp
Em celebração ao Dia do Assistente Social, comemorado na última segunda-feira (15), o Núcleo de Reinserção Social da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (SEJUC) reuniu os profissionais ativos e aposentados do sistema prisional sergipano no auditório da Escola de Gestão Penitenciária (Egesp).
Durante o evento que reuniu assistentes sociais de diversas unidades prisionais, da Central de Penas Alternativas e do Escritório Social, profissionais do Hospital do Rim falaram sobre os cuidados com a saúde que os assistentes sociais devem tomar, além da realização de dinâmicas e ginástica laboral.
A assistente social Gersia Vieira, que atuou no sistema prisional sergipano durante 33 anos e hoje encontra-se aposentada, falou sobre a importância desse serviço com as pessoas privadas de liberdade.
“Nós assistentes sociais precisamos gostar daquilo que fazemos, Afinal de contas, a nossa atuação é responsável pode assegurar o bem-estar dos internos, seja no âmbito físico ou social, e sobretudo na busca de seus direitos civis, e tudo isso acontece por meio das atividades assistenciais”, afirmou.
A coordenadora do Núcleo de Reinserção Social (NURES) da Sejuc, Edjane Lima, ressaltou a importância do trabalho dos assistentes sociais como pontes entre a sociedade e os internos do sistema prisional para que eles tenham uma reinserção social mais segura e humanizada.
“Visando buscar garantir os direitos sociais das pessoas em situação de prisão, os profissionais de assistência social são os medidores entre a prisão e a sociedade. Eles trazem o olhar e um fazer dinâmico que insere no cárcere a contribuição para perspectiva da reintegração social de forma segura e humanitária”, comentou.

