Internos do Compajaf produzem máscaras para uso em unidades prisionais

Produtos serão distribuídos nos principais presídios do estado

Diante do risco de infecção pela Covid-19, internos do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf) iniciaram a produção de máscaras para distribuir para internos e equipes que estão na ponta do trabalho realizado em todas as unidades prisionais do estado. Com base em decreto governamental, a Sejuc suspendeu as visitas nos presídios e também já adquiriu cerca de 6 mil unidades de equipamentos de proteção individual, adquiridas com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Os internos receberam treinamento acerca da produção dos produtos. A ideia partiu da necessidade de combate ao Coronavírus também nas unidades prisionais do estado e em média, estão sendo produzidas por dia 100 unidades.

Segundo o secretário da Sejuc, Cristiano Barreto, todas diretrizes para a produção desse tipo de produto estão sendo cumpridas para trazer mais segurança para os que estão nas unidades, sobretudo os profissionais que estão na ponta do atendimento ao público. “As máscaras estão sendo feitas respeitando todos os requisitos especificados pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], no tocante ao cumprimento de requisitos de fabricação. Já adquirimos vários produtos junto ao Depen e estes feitos no Compajaf serão distribuídos aos poucos”, frisou.

O diretor da unidade prisional, Ronaldo Gomes, explicou que as máscaras estão sendo feitas pelos internos que trabalham no setor de corte e costura do Compajaf. “Após eles terem tido um treinamento sobre a produção, o processo foi iniciado. A matéria prima utilizada é o tecido tipo TNT, com uma textura mais artificial e com eficácia para proteger os que usam. Toda produção é submetida a um processo de esterilização em estufa”, citou.

A produção das máscaras visa fornecer material para uso nas dependências da unidade prisional, mesmo diante de um cenário em que há escassez do produto e consequente aumento dos valores por parte dos fornecedores. A ideia é aumentar aos poucos os itens produzidos e seguir encaminhando para os demais presídios do estado.

Na última segunda-feira (23), a Sejuc começou também a distribuir os produtos comprados com recursos oriundos de Depen. Pelo menos 400 óculos, 3 mil máscaras e outros 3 mil pares de luvas já estão disponíveis no almoxarifado da Secretaria de Justiça, para os profissionais que atuam no interior das unidades prisionais do estado e que já dispõem de boa parte do material adquirido.

Última atualização: 26 de março de 2020 22:19.

Acessar o conteúdo