Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor

Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe implementa testes rápidos nos internos

O objetivo dos testes é conhecer o estado atual de saúde dos apenados e traçar e realizar a orientação e assistência necessárias No período de 4 de novembro a 6 de dezembro, estão sendo realizados testes rápidos no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe (HCTP). O objetivo dos testes é conhecer o estado […]

6 de novembro de 2019

O objetivo dos testes é conhecer o estado atual de saúde dos apenados e traçar e realizar a orientação e assistência necessárias

No período de 4 de novembro a 6 de dezembro, estão sendo realizados testes rápidos no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe (HCTP). O objetivo dos testes é conhecer o estado atual de saúde dos apenados e traçar seu perfil para, por fim, realizar a orientação e assistência necessárias.

Durante o período dos testes, serão atendidos cinco internos por plantão e a sequência será feita por ordem alfabética. As consultas serão realizadas na sede da Cooperativa de Enfermagem (COENF) e, na consulta pré-teste, serão atendidos em grupos de cinco pessoas, enquanto as consultas pós-teste serão feitas individualmente.

De acordo com informações do diretor do HCTP, Cláudio Ferreira, é necessário fazer os testes rápidos. “Caso um interno esteja contaminado com alguma DST como hepatite, sífilis ou HIV, seja prontamente detectado. A partir daí, procuramos tomar atitudes necessárias para começar o tratamento das DST’s. É importante fazer essa identificação dos casos para evitar que seja propagada alguma doença sexualmente transmissível. Assim vamos contribuir para qualidade de vida dos internos na nossa unidade.”

O Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Sergipe conta, atualmente, com 119 internos e além dos testes rápidos, também foram realizadas consultas de enfermagem. Os testes foram realizados por equipes de enfermeiros, em conjunto com psicólogos e profissionais do serviço social para assegurar a saúde e bem-estar dos internos.

Atualizado: