Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor

Presídio Feminino inicia atividades alusivas ao Outubro Rosa

Serão ofertados exames do colo do útero e clínico das mamas O Presídio Feminino (Prefem) iniciou nesta terça-feira, 02, as atividades alusivas ao Outubro Rosa. Durante este mês, serão ofertados exames citopatológico do colo do útero e o exame clínico das mamas, além de atividades e palestras. O acolhimento aconteceu no período da manhã com […]

2 de outubro de 2019

Serão ofertados exames do colo do útero e clínico das mamas

O Presídio Feminino (Prefem) iniciou nesta terça-feira, 02, as atividades alusivas ao Outubro Rosa. Durante este mês, serão ofertados exames citopatológico do colo do útero e o exame clínico das mamas, além de atividades e palestras.

O acolhimento aconteceu no período da manhã com o grupo de Terapia Comunitária Integrada. Logo após, a execução de palestras com o tema “Ame-se, cuide-se”, com o intuito de que as mulheres se previnam durante todo o ano e não apenas no mês da campanha.

A informação é algo essencial para a preservação da saúde das internas, é o que explica a diretora do Prefem, Andreia Andrade. “A importância do Outubro Rosa no presídio é que nós acabamos trazendo informação para essas mulheres. A visão é que se cuidem, não só por causa do Outubro Rosa”, explicou.

Para dar o pontapé inicial às atividades alusivas ao Outubro Rosa, foram ministradas palestras sobre os cânceres de mama e de colo de útero. “Qual a importância, quais os fatores de risco, como a mulher consegue se prevenir, se cuidar, para que ela se auto-conheça, e também ofertando o exame citopatológico do colo do útero e o exame clínico das mamas, para que possamos avaliar e fazer um diagnóstico precoce de alguma anormalidade que exista, tanto nas mamas, como também no colo do útero das internas”, explicou a professora do Centro Universitário Estácio, Millena Góis.

O cuidado com elas é outro fator importante, pois a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) também visa a saúde e bem estar das internas, promovendo diversas atividades. “Eu achei importante os cuidados da saúde da mulher e os exames preventivos, isso ajuda na nossa autoestima, tendo um dia diferente. Olhando para o nosso lado, a gente se sente valorizada, pois sempre estão se preocupando conosco”, disse uma interna.

As atividades irão até o dia 30, de segunda a sexta. O evento será encerrado com desfile, oficinas de turbante, apresentação teatral voltada para a prevenção do câncer de mama e a participação do grupo “Som do SUS”.

Atualizado: