Ação marcou o encerramento de um mês de atividades voltadas à saúde, autocuidado e ressocialização das internas do Prefem, com exames e serviços oferecidos pela Unidade Móvel de Saúde da Mulher

Encerrando a programação do Outubro Rosa, a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu nesta sexta-feira, 31, uma ação especial no Presídio Feminino (Prefem), localizado no povoado Taboca, em Nossa Senhora do Socorro. A iniciativa levou a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, popularmente conhecida como ‘Carreta da Mulher’, para oferecer exames e atendimentos voltados à prevenção e ao cuidado com a saúde das mulheres privadas de liberdade.
Durante o dia, as internas puderam realizar exames de citologia, ultrassonografia mamária e transvaginal, lâmina e mamografia, além de receber orientações sobre saúde e autocuidado. A ação encerra um mês inteiro de atividades promovidas pela Sejuc dentro da unidade, com foco na valorização e no bem-estar das mulheres privadas de liberdade.
“Hoje estamos encerrando a programação do Outubro Rosa trazendo a Carreta da Mulher para a realização de diversos atendimentos, entre eles citologia, ultrassom mamária e transvaginal. Essa ação tem um impacto muito significativo, porque permite que as internas cuidem da própria saúde e se sintam acolhidas. É um gesto de respeito e dignidade, que reforça o olhar humano e social da gestão”, destacou Mônica Barreto, diretora do Prefem.
Para a diretora do Núcleo de Reinserção Social da Sejuc, Edjane Marinho, a iniciativa fecha com chave de ouro um mês dedicado ao cuidado e à atenção com a mulher. “No mês de outubro tivemos várias ações voltadas à saúde da mulher, e essa é uma atividade que fortalece as ações de saúde dentro da unidade prisional. Nosso foco é o cuidado, o autocuidado e a valorização da mulher privada de liberdade. Estamos fortalecendo ações que já acontecem todos os anos e que, a cada edição, ganham mais significado”, afirmou.
Presente em mais uma ação, a médica Thaiana Santana, uma das fundadoras projeto ‘Amor Além dos Muros’, ressaltou o simbolismo da ação no encerramento do Outubro Rosa. “Agora sim, culminamos com chave de ouro as ações do Outubro Rosa no Prefem, com essa atividade de autocuidado com as mulheres privadas de liberdade. Nosso objetivo é que elas entendam que estão sendo vistas e cuidadas. Essa é a nossa função: proporcionar acolhimento e saúde, mesmo dentro do sistema prisional”, ressaltou.
Entre as internas atendidas, o sentimento foi de gratidão e reconhecimento pela oportunidade de cuidar da própria saúde. Para M.J.S., de 45 anos, que aproveitou o momento para realizar o exame de mamografia, a ação representa mais do que um simples atendimento: é um gesto de valorização e respeito. “É uma oportunidade de todas nós sabermos como está a nossa saúde e, também, de entender que, mesmo estando no cárcere, somos mulheres e temos o direito de nos cuidar”, destacou.
Outubro Rosa
Durante o mês de outubro, o Prefem realizou uma série de atividades alusivas à campanha Outubro Rosa, abrangendo tanto o cuidado com a saúde quanto a ressocialização e o empoderamento feminino. Foram promovidas palestras sobre autocuidado e prevenção, dias de beleza, cursos de costura e moda íntima, curso de renda irlandesa e a emissão da Carteira de Artesã para mulheres privadas de liberdade. Também foram realizadas ações de extensão em parceria com universidades do estado, unindo saúde, capacitação e reintegração social.
A secretária de Jutiça, Viviane Pessoa, destacou que o conjunto das ações desenvolvidas ao longo do mês reflete o compromisso da Sejuc em promover dignidade, cuidado e oportunidades para as mulheres privadas de liberdade. “Durante todo o mês de outubro, realizamos diversas atividades no Presídio Feminino, desde cursos de costura, moda íntima e renda irlandesa até palestras sobre autocuidado e ações de saúde com a Carreta da Mulher. Todas essas iniciativas têm um mesmo propósito: garantir que essas mulheres tenham acesso a direitos fundamentais, como a saúde, a educação e a capacitação profissional. Nosso compromisso é continuar fortalecendo políticas que unam cuidado, dignidade e reinserção social”, finalizou Viviane Pessoa.










