Atividades alusivas ao Outubro Rosa no Presídio Feminino de Sergipe reforçam compromisso do Governo do Estado com bem-estar físico e emocional de mulheres em privação de liberdade

As ações referentes ao Outubro Rosa continuam a todo vapor no Presídio Feminino de Sergipe (Prefem). Na manhã desta quinta-feira, 16, mulheres em privação de liberdade participaram de uma Roda de Conversa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como de um momento de dança com educador físico Samuel, do Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS) da Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo informações da diretora do Prefem, Mônica Barreto, ações como esta são fundamentais para promover a saúde, o autocuidado e a conscientização das mulheres privadas de liberdade, reforçando o compromisso da Sejuc com o bem-estar físico e emocional das internas. “O Presídio Feminino está sendo agraciado com várias ações voltadas para as internas, ações essas de prevenção com relação ao autocuidado, onde elas estão tendo a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, de descontrair. E no final do mês, para fechar com chave de ouro, a Secretaria de Saúde está trazendo a Carreta, em parceria com a Secretaria de Justiça, onde elas terão acesso a vários exames. O Governo de Sergipe disponibilizou esse trabalho de grande valia”, informa a diretora.
Também participaram da atividade, além da equipe do Prefem, o coordenador do NAS; Glaudenilson José da Silva, enfermeira Laís Menezes, referência técnica de Doenças Crônicas da Diretoria de Atenção Primária à Saúde de Sergipe, ao lado da psicóloga Cecília na condução da Roda de Conversa. “Tivemos aqui momentos de descontração e celebração à vida, com Roda de Conversa, dança e terapias integrativas, fortalecendo o bem-estar físico e emocional das internas. Tudo isso fortalece o trabalho de reinserção da Secretaria de Justiça”, destaca Mônica Barreto.
A.E.S.M (28), mulher trans, sentiu-se realizada em poder participar da atividade. “Eu adorei, amei. Falou sobre as DSTs, que são as doenças sexualmente transmissíveis. Eu ouvi várias informações para me prevenir mais sobre essas doenças e principalmente HIV, sífilis, hepatite A, B, C, D e E”, agradeceu a interna.
“É algo bom que me deixou alerta de coisas que eu estava curiosa. Acredito que a gente vai estar bem mais atenta agora. E tem a questão do nosso amor próprio que muitas aqui perderam. Foi muito bom. Fico agradecida a Deus primeiramente por vocês terem vindo. O trabalho de vocês é 10”, declarou D.D.S.S (28).
Programação
Segunda, 20 de Outubro
• Evento da Igreja Universal – Dia da Beleza;
Terça, 21 de Outubro
• Evento em parceria com a SETEEM – Curadoria para emissão da carteira de artesã;
• Ação mutirão com especialidade prevenção ao câncer – Dra. Taiana Santana;
Quarta, 22 de Outubro
• Ação saúde promovida pela coordenação de saúde da Sejuc, em parceria com a Fanese;
Quarta, 29 de Outubro
• Evento da Igreja Universal – Dia da Beleza;
Sexta, 31 de Outubro
• Evento – Carreta do Amor – Exames de prevenção de Câncer de Mama (Mamografia, ultrasson mamária, transvaginal e exame citológico).















