MPSE e Sejuc promovem exposição de produtos confeccionados em unidades prisionais

Mostra de Artesanato acontece entre os dias 10 e 11, na sede do MPE. Ação fortalece parceria para ressocialização de detentos

O foyer do Auditório Promotor de Justiça Valdir de Freitas Dantas, no Edifício-sede do Ministério Público de Sergipe, foi tomado pelas cores e criatividade dos artesanatos confeccionados nas unidades prisionais de Sergipe. A exposição, iniciada nessa quarta-feira, 10, e que se estende até a quinta-feira, 11, tem como protagonistas os detentos que estão em processo de ressocialização para serem reintegrados à sociedade.

Na abertura da exposição, o Ministério Público de Sergipe, o Ministério Público do Trabalho (MPT/SE) e as Secretarias de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) discutiram o fortalecimento da parceria interinstitucional, no sentido de ampliar às oportunidades de capacitação para os internos dos presídios sergipanos.

“Estamos aqui diante de instituições que têm causas comuns, e uma delas é a ressocialização desse interno que está no sistema prisional. Através do artesanato, da profissionalização e de outros caminhos, você permite oportunidades para que esses internos tenham um trabalho digno, de modo que ele possa buscar uma ascensão profissional e melhorar a qualidade de vida da sua família. Nós celebramos o trabalho que já foi feito até aqui e não faltarão esforços para que esses internos continuem tendo as suas habilidades e potencialidades exploradas, e que essa parceria continue rendendo frutos”, destacou o Procurador-Geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto.

A exposição é composta por marcenaria, maquetes, costuras, crochê, pinturas, brinquedos, decorações, entre outros itens produzidos pelos internos do sistema prisional. Além de simbolizar a parceria interinstitucional, a exposição também serve de inspiração para as próximas ações que estão em processo de viabilização, a exemplo de cursos profissionalizantes.

“Nosso principal objetivo é reinserir o egresso da unidade prisional no mercado de trabalho de uma forma qualificada, propiciando sua reintegração na sociedade, para que não reincida no crime. Nesse trabalho de visita aos presídios, por exemplo, identificamos que no Copemcan há um potencial maravilhoso para a marcenaria. Então, já começamos a discutir a necessidade de um curso pelo Senai para a unidade, que vai selecionar 30 internos e qualificar esse trabalho que já é desenvolvido. Nós vamos descobrindo a potencialidade de cada unidade para incentivarmos a qualificação dos internos através dessa parceria com o Senai e a Secretaria de Estado do Trabalho”, explicou a Promotora de Justiça Cláudia Calmon.

Cursos profissionalizantes

Em reunião realizada entre as instituições, ficou pactuado a oferta de, pelo menos, dez cursos profissionalizantes para os internos do sistema prisional, que serão ofertados pela Secretaria Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo e ministrados pelo Senai. “É um avanço muito importante nessa parceria estabelecida, com o objetivo de promover a ressocialização através do trabalho e, como consequência, prevê a redução de criminalidade no nosso estado”, celebrou o Procurador do Trabalho Albérico Neves.

O Secretário de Estado do Trabalho, Jorge Teles, acrescentou que haverá oportunidades para que os internos possam comercializar os produtos confeccionados dentro dos presídios. “Além de desenvolver cursos de qualificação profissionalizantes, nós vamos abrir o nosso espaço de comercialização de produtos, de artesanato, de itens que são produzidos hoje dentro dos presídios, para que a gente possa comercializar esses produtos e reverter para fortalecimento de todo o sistema”, pontuou.

Com a iniciativa, a Secretária de Estado da Justiça, Viviane Pessoa, vislumbra ganhos significativos para a segurança pública do estado. “A gente sabe que o sistema prisional é um lugar de passagem, onde temos que buscar melhorar a condição do indivíduo para que ele retorne a sociedade produtivo. E a gente só consegue isso através da ressocialização, com oficinas, profissionalização e educação. Esse olhar humano para aqueles que estão presos, é fundamental para entender como é relevante investir nesse segmento. Então hoje, com essa exposição, a gente pretende também promover um momento de reflexão, ao mesmo tempo apresentando um pouco do resultado desses trabalhos dos internos”, concluiu.

Fonte: MPSE
Fotos: Alisson Mota

Última atualização: 11 de julho de 2024 08:09.