Capacitação promovida pela PMSE formou 24 novos negociadores para enfrentar situações críticas com abordagens multidisciplinares, entre eles, o policial penal Nilson Aragão, integrante do GOPE

A Polícia Militar de Sergipe, por meio de sua Agência Central de Inteligência, celebrou o término do I Curso de Negociação Policial em Crises. A solenidade, realizada no auditório do Palácio Governador Augusto Franco, marcou o encerramento de um programa abrangente que se estendeu do dia 13 de maio até 7 de junho de 2024, totalizando 220 horas-aula.
O evento, promovido na última sexta-feira (7), destacou a formação de 24 novos negociadores, capacitados para enfrentar situações críticas com abordagens multidisciplinares. Entre os formandos estavam 15 policiais militares de Sergipe, dois PMs de alagoas, dois do Tocantins, uma policial militar de Goiás, um PM do Rio Grande do Norte, dois policiais civis e o policial penal de Sergipe Nilson Aragão, integrante do Grupo de Operações Penitenciárias (GOPE).
Durante quatro semanas de intensos treinamentos teóricos e práticos, os alunos contaram com disciplinas como Técnicas e Táticas de Negociação, Negociação com Suicidas, Inteligência Aplicada à Negociação, Oratória, Expressão e Linguagem Corporal, Psicologia Aplicada, Noções de Invasão Tática, entre outras, todas voltadas à completa capacitação dos mais novos negociadores da PMSE e de outras forças de segurança. Este programa pioneiro reforça o compromisso da Polícia Militar em aprimorar contínua e sistematicamente suas estratégias operacionais e investir no desenvolvimento profissional de sua tropa.
Autoridades civis e militares, familiares dos formandos e membros da comunidade estiveram presentes na cerimônia, demonstrando apoio e reconhecimento aos novos especialistas da negociação policial. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexsandro Ribeiro, destacou a importância da mais nova capacitação. “A formação desses negociadores é um passo significativo para a modernização de nossas práticas e para garantir a segurança e proteção da nossa população, pois o fator mais decisivo para o sucesso da nossa corporação é o investimento que efetuamos em nossos agentes de segurança pública.”
Após a entrega dos brevês e certificados de conclusão ao capacitados, a cerimônia contou com um momento de homenagens a todos os militares que contribuíram com a realização do curso. De acordo com a capitã Belisa, coordenadora do curso, a capacitação se tornou realidade pelas mãos e pelo trabalho de diversas seções e unidades da PMSE, dessa maneira, as seguintes autoridades militares foram homenageadas: coronel Alexsandro Ribeiro, coronel Carlos Rolemberg, coronel Wembley Gois Tobias da Silva, coronel José Alcântara dos Santos Júnior, coronel Gilberto Melo., tenente-coronel Deny Ricardo Moraes e o tenente-coronel Fernando Ferreira.
Na ocasião, o policial penal ressaltou a importância da capacitação profissional para uma atuação mais segura e eficiente, principalmente em casos que envolvam situações de crises dentro do sistema prisional. “Aqui, pudemos aprimorar a prática profissional, dessa vez, aprendendo a importância e relevância da negociação em situações de crise, principalmente a desenvolver a escuta ativa, que é o “ouvir mais, para agir”, porque o negociador salva vidas. Então, fica aqui o meu agradecimento à PMSE pelo convite e à Secretaria de Justiça por viabilizar os mecanismos que possibilitaram a formação neste importante curso”, finalizou Nilson Aragão.
Com informações da Ascom PMSE

