Unidade de Custódia Psiquiátrica (UCP) promove Semana da Enfermagem com diversas atividades de saúde

A Unidade de Custódia Psiquiátrica (UCP) promoveu, entre os dias 23 e 29 de maio, a Semana da Enfermagem. A ação foi idealizada pela Coordenação de Saúde da UCP, em parceria com a Coordenação Geral de Saúde do Sistema Prisional. A atividade contou com apoio da Secretaria de Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc), por meio do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe).

A profissional de enfermagem da UCP Flávia Danielle L. de Alcântara foi a responsável pela organização trazendo para equipe olhares voltados para humanização e os cuidados pessoais com a saúde mental dos profissionais que lidam dia a dia com os pacientes psiquiátricos. Profissionais de enfermagem, policiais penais e a equipes da rede de Atenção Psicossocial de Aracaju (Reaps) participaram das atividades.

Entre os temas debatidos, estavam: Bournout na enfermagem, mediado por Ana Paula de Menezes, psicóloga Clínica da UCP; Aromaterapia, ministrado pela técnica de enfermagem Alexandra Vieira, que também é nutricionista e consulta do Terra; e Musicoterapia, apresentada pelo policial penal Emerson Passos.

Além disso, a atividade contou com uma aula ao ar livre de Tai Chi Chuan, com o professor Dagmar Gonçalves, discípulo do mestre Wong, estilo Wu. De acordo com a diretora da unidade, Edjane Marinho, ações como essa visam valorizar os profissionais da unidade.

“Ações como essa visam fortalecer a valorização dos profissionais de enfermagem da unidade e trazer momentos de integração entre a segurança penitenciária e a equipe de saúde em um movimento de troca de saberes e afetos”, pontua a diretora.

Última atualização: 30 de maio de 2022 15:48.

Pular para o conteúdo