UCP promove aproximação com municípios para abordagem psicossocial

Articulação, sensibilização social e interação com os mecanismos que operam as políticas psicossociais na capital e interior. Essa foi a meta de uma ação, promovida nesta terça-feira, 29, pela direção da Unidade de Custódia Psiquiátrica (UCP), unidade especializada em apenados com transtornos mentais. O encontro ocorreu na Escola de Gestão Penitenciária (Egesp), reunindo profissionais de saúde e assistência social, além de representantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e representantes de 16 municípios sergipanos.

“Esse é um encontro que visa fortalecer e aperfeiçoar o diálogo da rede intersetorial de assistência, aproximando os municípios da instituição onde o usuário encontra-se internado. Vamos discutir estratégias e cuidados para que o retorno desse interno ao seu município de origem seja exitoso”, esclareceu o diretor da UCP, o policial penal Éden Silva.

Já a coordenadora estadual do programa “Fazendo Justiça”, do CNJ, em parceria Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-Brasil), Isabela Cunha, esta é uma ação que se soma aos objetivos estratégicos de reinserção social. “Estamos buscando garantir também um fluxo mais eficiente na porta de saída desses internos, que é um desafio, já que os municípios tem que se responsabilizar pelo acompanhamento desses egressos, por isso, se faz necessários discutir os mecanismos de amparo e referência no foco principal que é evitar a reincidência”, explicou a coordenadora.

O evento reuniu representantes estaduais e municipais das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, equipes técnicas de CRAS e CREAS dos respectivos municípios. Participaram representantes de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Itabaiana, Estância, Nossa Senhora das Dores, Itabaianinha, Carira, Cedro de São João, Cristinápolis, Neópolis, Itaporanga D’Ajuda, Monte Alegre, Tobias Barreto, Riachão do Dantas, Canindé do São Francisco e Pinhão.

Após esse encontro inicial, a meta é que o grupo de trabalho criado para esta finalidade execute um cronograma de reuniões trimestral, para avaliação e abordagem detalhada das situações.

Última atualização: 29 de março de 2023 18:18.