Técnicos de Sergipe e Alagoas são capacitados no Sistema ProConsumidor

Ação faz parte do evento promovido pelo Procon Sergipe que segue até esta sexta, 28.

A Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Sergipe), promove o Curso de Defesa do Consumidor e de Capacitação do Sistema ProConsumidor, até esta sexta, 28, para técnicos de Sergipe e Alagoas.

A Capacitação do Sistema ProConsumidor começou na quinta, 27, com a presença de instrutores da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os técnicos fazem o treinamento prático que envolve contexto e apresentação dos conceitos do Sistema ProConsumidor; navegação no submenu pré-atendimento: origem e tipos de atendimento; cadastro do consumidor, procurador e fornecedor.

“O treinamento é feito em conjunto com a coordenação geral do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e a Escola Nacional de Defesa do Consumidor. O curso é certificado pela escola e o Procon Sergipe nos ajuda com a programação que mais se aproxima com a sua necessidade. É um sistema que está sendo implementado e constantemente atualizado. Precisamos ter um padrão para melhor atender ao consumidor”, disse a assessora da Escola Nacional de Defesa do Consumidor, Ana Cláudia Sant’Ana.

A coordenadora do Procon Sergipe, Raquel Martins, destacou que o sistema ProConsumidor vai dar maior agilidade ao atendimento à população. “Todos sabemos que um dos nossos maiores desafios é dar respostas mais rápidas à população que nos procura, na sede física ou por meios digitais, e o ProConsumidor vem nos ajudar na maior eficiência do nosso trabalho. No ano passado, mais de seis mil técnicos de defesa do consumidor foram capacitados para sua utilização no Brasil, apesar de sermos um dos primeiros a utilizar a plataforma, precisamos sempre nos atualizar sobre todas as potencialidades dessa ferramenta”, disse.

ProConsumidor

O ProConsumidor é o sistema nacional de atendimento ao consumidor disponível aos órgãos de defesa do consumidor para os registros das reclamações de consumo. Seu objetivo é propiciar atendimentos mais céleres e encaminhamentos mais efetivos, chegando às soluções desejadas com maior rapidez.

 A implantação do ProConsumidor já foi realizada em mais de 600 órgãos de defesa do consumidor, entre Procons (estaduais e municipais) e Defensorias Públicas. Ao longo de 2022, mais de 6.000 (mil) técnicos de defesa do consumidor foram capacitados para sua utilização.

O sistema busca centralizar todas as informações em uma só plataforma, o que inclui os dados de cadastros de consumidores e de fornecedores. Estes, por sua vez, serão atualizados e mantidos pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Última atualização: 27 de julho de 2023 12:06.

Pular para o conteúdo