Sejuc promove atividades voltadas para o bem-estar e saúde dos servidores no Janeiro Branco

Intitulado I Circuito Verão Branco da Polícia Penal, evento organizado pela Egesp aconteceu nesta terça-feira, 30, na Orla de Atalaia. Foram ofertados atendimentos na área da saúde, além de treinamento funcional e corrida de dois quilômetros

Aconteceu nesta terça-feira, 30, na Orla de Atalaia, em Aracaju, o I Circuito Verão Branco da Polícia Penal. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), por meio da Escola de Gestão Penitenciária (Egesp), faz parte das comemorações referentes ao Janeiro Branco, mês de conscientização para a saúde mental e emocional.

Nesse primeiro circuito, foram ofertadas atividades voltadas para a saúde e bem-estar dos servidores, entre elas, treinamento funcional, corrida de dois quilômetros e variados serviços na área da saúde, como aferição da pressão arterial, glicemia capilar, além de atendimento personalizado com psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos.

A manhã festiva teve início com uma aula de alongamento e dança realizada por profissionais de Educação Física e Fisioterapia disponibilizados pelo Núcleo de Reinserção Social da Sejuc (Nures), que serviu como pré-aquecimento para a corrida de dois quilômetros ao longo da Orla de Atalaia. O trajeto contou com o acompanhamento de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em paralelo, alunos do curso de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), coordenados pelo professor Lysandro Borges, realizavam testes de glicemia e aferição da pressão arterial. “Trata-se de uma ação para verificar se esses profissionais já têm alguma pré-disposição para o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão arterial sistêmica e risco cardiovascular, porque a prevenção sempre é a melhor opção”, enfatiza Lysandro Borges, que também é coordenador da Liga de Bioquimíca da UFS.

Presente no evento, a secretária Viviane Pessoa falou sobre a importância do trabalho de conscientização para os cuidados com a saúde mental, seja dentro ou fora do ambiente prisional. “Esses cuidados são fundamentais porque acabam impactando tanto em uma melhor qualidade de vida, como também no bom exercício funcional desses policiais penais do sistema prisional. Diante dessa necessidade, promovemos essa manhã de interação entre a categoria, com diversas atividades voltadas para a saúde emocional e física, num ambiente aberto e descontraído”, explica a secretária.

A policial penal Adria Fontes, de 45 anos, que atualmente exerce as atividades na Cadeia Territorial de Nossa Senhora do Socorro, foi uma das participantes do circuito. Na ocasião, ela parabenizou a iniciativa. “Ações como essa acabam sendo essenciais, pois acabam servindo como estímulo tanto para a prática da atividade física, como também para os cuidados com a nossa saúde mental. A junção desses fatores acaba contribuindo para uma melhor disposição, desempenho, tanto no ambiente pessoal, como profissional”, enfatiza a policial Adria. 

E os projetos voltados para a saúde física e mental continuam ao longo do ano, como destaca a diretora da Egesp, a policial penal Andréa Andrade. “Além dessas comemorações alusivas, disponibilizamos para os nossos policiais penais aulas semanais de treinamento funcional que acontecem todas as terças e quintas, no turno da manhã, na sede da própria Egesp. Além disso, contamos com profissionais da área de psicologia, para oferecer todo o suporte e acolhimento necessários”, ressalta a diretora da Egesp.

Atendimento psicológico

O atendimento psicológico ocorre nos dias de quarta e quinta-feira, das 7h às 13h. Para ter acesso ao serviço, é necessário fazer o agendamento prévio por meio dos telefones (79) 99975-0758/(79) 99998-0758. As consultas são realizadas na sede da Egesp, localizada na Rua José Zuckerman, no bairro América, zona oeste de Aracaju.

Última atualização: 30 de janeiro de 2024 17:49.

Pular para o conteúdo