Sejuc participa do Encontro Nacional de Gestores de Saúde do Sistema Prisional

Coordenadora Geral de Saúde Prisional representou a secretaria no encontro que aconteceu em Brasília

Durante os dias 1º e 3 de agosto, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) realizou o Encontro Nacional de Gestores de Saúde do Sistema Prisional, que reuniu representantes de 26 estados e do Distrito Federal em Brasília. Sergipe foi representado pela coordenadora geral de Saúde Prisional da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor, Samanta Bicudo. 

O encontro teve como objetivo promover um espaço de avaliação sobre a oferta de saúde no sistema prisional, realizando palestras e workshops sobre temas de relevância, além de discutir questões relacionadas à execução da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), aos cuidados necessários em relação às pessoas com sofrimento mental e aos principais agravos, entre outros temas.

“Estar nesse evento é a oportunidade de troca de experiências com outros estados. Além disso, nos proporciona conhecimento acerca de assuntos de extrema relevância para o sistema prisional, como os desafios na garantia do acesso à saúde pela PPL, principalmente, no combate e controle da tuberculose e HIV, na equidade na saúde no sistema prisional, a intersetorialidade das políticas públicas e as perspectivas da política de saúde no sistema prisional”, comentou a coordenadora.

Durante o evento, Samanta Bicudo aproveitou para presentear representantes do Ministério da Saúde e da Senappen com canetas esferográficas produzidas pelas internas do Presídio Feminino no projeto Insulinadiamor, em parceria com a Secretaria de Saúde e a Universidade Federal de Sergipe.

Última atualização: 4 de agosto de 2023 12:05.

Pular para o conteúdo