Sejuc participa da 2ª edição do Encontro Nacional de Inteligência Penitenciária

Realizado em Brasília, o encontro foi organizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais

Representantes do Departamento do Sistema Prisional (Desipe), da Secretaria de Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), participaram, nos dias 04 e 05 deste mês, da segunda edição do Encontro Nacional de Inteligência Penitenciária, realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). O evento reuniu representantes das agências de inteligência penitenciária de todo o país e gestores do SISDEPEN, ferramenta de coleta se dados do sistema penitenciário brasileiro.

Durante o encontro, realizado em Brasília/DF, foi destacada a importância do compartilhamento de experiências e conhecimentos para enfrentar os desafios complexos enfrentados pelo sistema penitenciário. Dentre os temas abordados, estavam: o papel da inteligência penitenciária no enfrentamento as organizações criminosas, o sistema de informação da Senappen, as articulações internacionais com a inteligência penitenciária, o mapeamento de organizações criminosas e a análise comportamental.

Para o diretor de Inteligência Penitenciária (DIPEN), Sandro Abel Barradas, “a difusão de dados e informações entre os entes federativos é essencial para aprimorar a inteligência e assessorar de forma mais precisa os tomadores de decisão. Informações qualificadas formam a base fundamental para uma inteligência eficaz”, afirmou.

“Este espaço é muito importante para aprendizado, compartilhamento de experiências e integração com outros colegas do país. O SISDEPEN e sua respectiva coleta de dados passa a ser um mecanismo central para o planejamento de políticas públicas e a melhoria diuturna da gestão do sistema penitenciário do Brasil”, acrescentou o gestor do SISDEPEN/Sergipe, Magson Melo.

Última atualização: 12 de dezembro de 2023 07:33.

Pular para o conteúdo