Durante a reunião foram agendadas novas reuniões e visitas às unidades
Na tarde de segunda-feira, 24, o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor, Coronel Reinaldo Chaves, e a coordenadora de Saúde da pasta, Edjane Lima Marinho, participaram de uma reunião com representantes das Secretarias de Estado da Saúde e do município de São Cristóvão, coordenadoras de Saúde da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e da FioCruz. Durante a reunião foram iniciadas as tratativas sobre o mutirão de saúde no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan).
No encontro foram apresentados os primeiros levantamentos de dados e alinhadas as demandas da Sejuc no que se refere à saúde das pessoas privadas de liberdade que estão custodiadas na unidade prisional localizada em São Cristóvão, na grande Aracaju.
“No início de março, a Sejuc solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública um apoio para a realização de um mutirão carcerário de saúde na unidade prisional de São Cristóvão, para que fosse feito um levantamento e dar celeridade às demandas reprimidas. Para isso, nós solicitamos essa interação junto ao Ministério da Justiça, através da Coordenação de Saúde do Senappen, além da FioCruz, da Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão”, explicou o secretário-executivo da Sejuc.
Nesta primeira reunião, foram traçadas estratégias para o desenvolvimento de ações prévias, que tem como objetivo realizar atendimentos médicos, vacinação, constatação de tuberculose, testes de HIV e ISTs, além da realização de outros exames médicos. A previsão da Secretaria de Justiça é que até o mês de outubro deste ano a fila por demandas médicas na unidade prisional seja zerada.
[/kc_column_text][/kc_column][/kc_row]