Sejuc forma primeira turma de Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário

Após 20 dias de curso, entre aulas teóricas e práticas, 21 novos interventores receberam o certificado e brevê

Na manhã de quinta-feira, 5, a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) realizou na Escola de Gestão Penitenciária (Egesp) a formatura da primeira turma do Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC). No total, foram 21 policiais penais dos estados de Sergipe, Alagoas, Amapá e Maranhão que concluíram o curso, recebendo ao final da solenidade os certificados e brevês com título de interventores. 

Durante 20 dias, passaram por treinamentos intensivos, entre atividades teóricas e práticas,  com instrutores de Sergipe e do cenário nacional, a exemplo de Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Brasília, Acre e Maranhão. As aulas abrangeram diversos temas com o único objetivo: capacitar os policiais penais para atuarem na solução de conflitos no interior das unidades prisionais e desempenhar, de forma mais efetiva, procedimentos e técnicas adequadas em circunstâncias adversas.

Durante a solenidade de formatura, que contou com a presença de autoridades, familiares e profissionais do sistema prisional de Sergipe, a secretária de Justiça, Viviane Pessoa, destacou a importância do curso para a capacitação dos policiais penais e o fortalecimento da categoria e do sistema prisional.

“Hoje nós finalizamos este curso tão importante. O primeiro deste tipo no estado de Sergipe, que foi realizado graças ao empenho da coordenação e dos instrutores do curso, da dedicação e coragem dos alunos e ao apoio de muitas pessoas. Esta formatura é mais um passo no nosso projeto que tem como um de seus principais pilares, a valorização e capacitação dessa força policial tão valorosa para o fortalecimento do sistema prisional sergipano”, comentou a secretária Viviane Pessoa. 

Representando o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, na solenidade, o secretário Especial de Governo, Cristiano Barreto, aproveitou a oportunidade para parabenizar a realização da capacitação e o reflexo de ações como essa para manutenção da segurança pública.

“Eu quero parabenizar a secretária Viviane Pessoa, por todo o trabalho desempenhado à frente da Secretaria de Justiça, e lembrar a todos que o nosso Estado tem a Polícia Penal como integrante da força policial e também responsável pela segurança pública do nosso Estado. E isso que estamos vendo aqui hoje é um exemplo para todos os estados. Nós estamos investindo em treinamentos como esse, para que possamos elevar, ainda mais, a capacidade técnica e operacional dos nossos policiais penais”, comentou.

A dona de casa Maria dos Santos, mãe de um dos formandos, também acompanhou, ao lado dos filhos, a cerimônia de encerramento do curso. Bastante emocionada, ela elogiou todo o trabalho realizado pela coordenação do curso, como também parabenizou toda equipe de organização do evento pelas lindas homenagens.

“Foi muito lindo acompanhar meu filho, todos os alunos, desfilando, cantando felizes por terem concluído um curso tão difícil. Principalmente porque ficaram 20 dias longe de casa, do carinho dos seus familiares, para serem policiais melhores, bem treinados. Isso representa muito amor ao que eles fazem. E também elogiar a organização do evento, a Sejuc, por tantos momentos emocionantes durante a solenidade. Teve até aeronave do GTA (Grupamento Tático Aéreo) sobrevoando o local com a bandeira do curso. Parabéns a todos os envolvidos”, finalizou Maria dos Santos.

Última atualização: 7 de outubro de 2023 14:42.

Pular para o conteúdo