Sejuc firma convênio com a Prefeitura de Aracaju para enfrentamento à violência contra a mulher

Parceria é focada nas egressas do sistema prisional

A Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc) firmou convênio com a Prefeitura de Aracaju para fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher. A formalização do convênio ocorreu na manhã desta quarta-feira (7).

O convênio abrange iniciativas que integram a campanha nacional dos ‘21 Dias de Ativismo’, cujo foco é sensibilizar a sociedade sobre os diferentes tipos de agressões sofridas pela população feminina, e marca o dia de ‘Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher’. 

O convênio com a Sejuc garante atendimento e acolhimento às egressas do sistema prisional, possibilitando acesso aos serviços públicos voltados para a reinserção social, de maneira ampla. Assim como o Protocolo de Enfrentamento à Violência, o convênio também concretiza uma ação do Plano Municipal. 

“É uma parceria que pensa nessas mulheres que estão no sistema prisional e que sairão sem perspectiva de vida. Então, através deste convênio, entramos com a nossa rede municipal para que a gente possa dar os encaminhamentos necessários, evitando que essa mulher volte a cometer delitos, causando sofrimento para ela mesma e para sua família. O que queremos é que ela possa retomar a sua vida”, reiterou a secretária municipal da Assistência Social, Simone Passos.

O secretário de Estado da Justiça, Cristiano Barreto Guimarães, ressaltou a importância da iniciativa da Prefeitura. “É um dia muito especial, pois sabemos da fragilidade e vulnerabilidade no acolhimento às egressas do sistema prisional. É preciso que o Estado cumpra as suas obrigações para que essas pessoas  não retornem ao encarceramento, destacou.

“Fomos procurados pela vice-prefeita, pela secretária da Assistência Social  e seria muito bom se todas as prefeituras de Sergipe se preocupassem com isso porque sabemos que muitas dessas mulheres entram para a criminalidade forçadas pelos seus companheiros que, em muitos casos, já estão encarcerados. Então, esta é uma iniciativa muito importante e estamos muito felizes de participar deste momento”, afirmou Cristiano Barreto.

Última atualização: 7 de dezembro de 2022 15:25.

Acessar o conteúdo