Sejuc e Uninassau desenvolvem ações de cuidado em saúde mental na Unidade de Custódia Psiquiátrica

Nessa quinta-feira (31), ocorreu, na Unidade de Custódia Psiquiátrica (UCP), mais uma ação intersetorial com a Instituição de nível superior Uninassau. A ação busca trazer a comunidade para interagir com o processo terapêutico dos internos, um dia na semana. A atividade é uma parceria da instituição de ensino com a Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e o Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe).

Na prática, dois grupos de estudantes de enfermagem, juntamente com a professora responsável, trazem no período da manhã e da tarde, uma programação dinâmica voltada ao conhecimento do interno e suas emoções. A equipe forma turmas com 10 internos, buscando expandir o aproveitamento das interações e proporcionar aos custodiados uma experiência positiva.

De acordo com a enfermeira Emily Caroline Pinto Santos, preceptora da Uninassau, as atividades têm por objetivo estimular o diálogo, a socialização entre os internos e a estabilidade mental.

“Desde o início de março que as turmas de enfermagem do sétimo período da Uninassau, vem desenvolvendo ações de cuidado em saúde mental, com os assistidos da UCP. As atividades desenvolvidas são a prática de desenho livre e a expressão de sentimentos atrás de um painel interativo. Tudo acompanhado por profissionais competentes”, finaliza a enfermeira.

Última atualização: 1 de abril de 2022 09:51.

Acessar o conteúdo