Secretaria de Justiça realiza aula inaugural do I Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário

Curso capacitará policiais penais de Sergipe e de outros estados para intervenção em unidades prisionais

Na manhã desta quinta-feira, 14, a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) realizou, no Auditório do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), a aula inaugural do I Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário (CIRRC).

Com duração de 20 dias, entre aulas teóricas e práticas, a formação visa capacitar os policiais do sistema prisional de Sergipe e de outras unidades federativas para atuação na solução de conflitos no interior das unidades prisionais e desempenhar, de forma mais efetiva, procedimentos e técnicas adequadas em circunstâncias adversas, como rebeliões, motim generalizado, entre outras práticas.

Entre as autoridades presentes no evento, estavam o secretário de Governo, Cristiano Barreto, representando o governador Fábio Mitidieri; a secretária da Justiça e de Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa; a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia; o secretário-executivo da Secretaria de Segurança Pública, coronel Andrade; o secretário-executivo da Sejuc, coronel Reinaldo Chaves; o comandante geral do CBMSE, coronel Fábio Cardoso; o diretor-geral da Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe, Wellington Mangueira; o secretário de Administração Penitenciária do Estado do Ceará, Mauro Albuquerque; e a diretora da Escola de Gestão Penitenciária de Sergipe, Andréa Andrade.

Após a apresentação do Hino Nacional, rito inicial da solenidade, o coordenador do curso, Shelton Marques, seguiu com a apresentação da tropa, composta por 30 alunos que conseguiram aprovação após a realização de testes físicos no último final de semana.

Logo em seguida, foi a vez da secretária de Justiça, Viviane Pessoa, destacar a importância do curso para a categoria dos policiais penais e para o estado de Sergipe.

“Trata-se de mais um passo para o aperfeiçoamento, para a capacitação da nossa Polícia Penal. Isso porque no quadro de instrutores do curso temos profissionais renomados de todo país, que se juntaram à nossa equipe para a concretização dessa primeira edição. O que esperamos é devolver à sociedade um trabalho de mais qualidade, que será desenvolvido por um grupo com elevada capacidade operacional e técnica, pois faz parte do nosso planejamento de gestão profissionalizar, capacitar e qualificar, cada vez mais, a nossa Polícia Penal”, comentou Viviane Pessoa.

Representando o Estado, o secretário de Governo, Cristiano Barreto, aproveitou para enaltecer a Sejuc pela iniciativa de realização do curso.

“Essa formação já traz um histórico, uma marca, pois se trata da primeira capacitação realizada pelo Governo do Estado nessa área de atuação rápida em recinto carcerários. Trouxemos inclusive pessoas de outros estados para qualificar, em alto nível, os nossos policiais penais. Não adianta investir apenas em equipamentos, em aparelhar o sistema prisional, se não temos homens e mulheres qualificados para a intervenção e realização das ações necessárias no momento oportuno. É necessário que todos estejam preparados não apenas para garantir a integridade física dos internos, como também da integridade física dos familiares e dos próprios servidores que trabalham dentro das unidades prisionais”, destaca Cristiano Barreto. 

Aula inaugural

Após o encerramento da cerimônia, o secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, convidado de honra, deu início à aula inaugural com a palestra  ‘História da Intervenção Prisional e Procedimentos de Segurança’.

Criador da doutrina de Intervenção Penitenciária e Procedimentos de Segurança, alguns inclusive adotados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ele destacou a importância da integração entre as forças policiais de todo o país. 

“Essa união e diálogo entre as secretarias acabam sendo de fundamental importância, pois é essa parceria existente que permite que cursos como esse aconteçam não apenas em Sergipe, como em outras unidades federativas do Brasil”, disse.

Em seguida, ele aproveitou a oportunidade para desejar as boas vindas aos alunos.

“Vocês estão aqui para fazer a diferença. Para tanto, é imprescindível que deem o melhor de si nesse momento, pois nada se consegue sem trabalho, sem empenho, sem esforço. Tudo requer sacrifício. Portanto, se sacrifiquem, se dediquem. Aproveitem a oportunidade que foi dada. Vocês carregam a responsabilidade de serem a primeira turma do Curso de Intervenção Rápida em Sergipe, já deixaram seus nomes na história do sistema prisional sergipano. Que façam valer esse título. Bom curso a todos!”, finalizou o secretário.

Última atualização: 15 de setembro de 2023 07:55.

Pular para o conteúdo