Projeto Odara: Mais de 27 mil máscaras são confeccionadas pelas internas do Prefem durante pandemia

Os itens produzidos estão sendo entregues aos próprios internos do sistema prisional e também aos servidores da segurança pública

A produção de máscaras para reduzir os riscos de contágio pela Covid-19 continua em andamento no sistema prisional do estado. As internas do Projeto Odara, que fica no Presídio Feminino (Prefem), já confeccionaram 27.745 unidades do equipamento de proteção individual. Dessas, foram 12.464 em tecido tricoline e 15.281 em material conhecido como “TNT”.

As máscaras produzidas estão sendo encaminhadas para os internos do sistema prisional e também são distribuídas para servidores públicos. Aliada a preocupação com a saúde, a produção desses equipamentos de proteção individual está diretamente ligada a redução da pena, em concordância com a Lei de Execuções Penais.

A vice-diretora do Prefem, Edjane Marinho, explicou que o projeto foi baseado em três pilares, a sustentabilidade, a solidariedade e a empatia. “Dentro desse processo que o mundo está vivendo, o eixo da solidariedade, bem naturalmente, ficou protagonizado no sentido de minimizar os efeitos da Covid 19. Conversamos com elas e aceitaram imediatamente a proposta de fabricar essas máscaras”, detalhou..

Para que a produção continue, há a necessidade de doações de matéria prima para a continuidade da produção, conforme citou o diretor do Prefem, Augusto Henrique de Jesus. “Precisamos de elásticos, tecidos, matéria prima no geral. Qualquer pessoa que queira fazer doações pode ligar para a Sejuc, no (79) 3225-6000 ou diretamente para o Prefem, no (79) 3279-1045/1006. Os servidores da Sejuc podem ir até o local para receber as doações”, ressaltou.

Projeto Odara

O projeto “Empoderar Mulheres para o mundo ficar Odara” já existe há dois anos e meio, e traz no título uma famosa canção do cantor Caetano Veloso, que fala sobre liberdade e paz. Através desta iniciativa, as detentas confeccionam diversos tipo de materiais, no Odara Ateliê – um espaço onde funcionava anteriormente uma fábrica de costura que atendia às demandas internas.

Antes do foco na produção de máscaras para o enfrentamento à Covid-19, as internas também confeccionavam produtos como bolsas, artigos de decoração, têxteis, necessaires, tapetes, sacolas e várias outras peças.

Última atualização: 20 de julho de 2020 10:37.

Pular para o conteúdo