Procon Sergipe realiza Curso de Defesa do Consumidor e Capacitação do Sistema ProConsumidor

Evento reúne técnicos de Sergipe e Alagoas até sexta, 28, com palestras envolvendo diversos órgãos de defesa do consumidor

A Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/Sergipe), promove o Curso de Defesa do Consumidor e de Capacitação do Sistema ProConsumidor, de 26 a 28 de julho, para técnicos de Sergipe e Alagoas.

A abertura do evento contou com a presença do vice-governador Zezinho Sobral, do  diretor do Departamento de Proteção do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Ricardo Blattes, e da secretária de Justiça e Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa. A coordenadora do Procon Sergipe, Raquel Martins, abriu a fala das autoridades e destacou a necessidade de aprimoramento na utilização das ferramentas de defesa do consumidor.

“Todos sabemos que um dos nossos maiores desafios é dar respostas mais rápidas à população que nos procura, na sede física ou por meios digitais, e o ProConsumidor vem nos ajudar na maior eficiência do nosso trabalho. No ano passado, mais de seis mil técnicos de defesa do consumidor foram capacitados para sua utilização no Brasil, apesar de sermos um dos primeiros a utilizar a plataforma, precisamos sempre nos atualizar sobre todas as potencialidades dessa ferramenta”, disse.

O diretor do Departamento de Proteção do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Ricardo Blattes, falou sobre o trabalho do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria Nacional do Consumidor, na modernização das plataformas. “É preciso capacitar todos os técnicos do país no aprimoramento do ProConsumidor. Este curso em Sergipe, que reúne técnicos de dois estados, fortalece essa rede de proteção e dá celeridade nas respostas das demandas”, disse.

A secretária de Justiça e Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa, deu as boas-vindas aos participantes e enalteceu o trabalho feito pelo Procon Sergipe nas demandas dos consumidores. “Reitero a importância dos órgãos de defesa do consumidor estarem alinhados e unidos em prol da sociedade. Sabemos da nossa importância e é preciso que as pessoas possam encontrar nesses órgãos acolhimento para suas demandas e celeridade nas repostas”, enfatizou.

Representantes do Procon Alagoas participam do curso. “É muito importante a gente capacitar os nossos técnicos, até porque a nossa responsabilidade é muito grande. Muitos consumidores vão reivindicar os seus direitos a partir do momento que eles sabem que podem contar com o Procon”, disse o diretor-presidente do Procon Alagoas, Daniel Sampaio Torres

Serão palestrantes do Curso a promotora de Defesa do Consumidor de Sergipe, Euza Missano, o escrivão de polícia da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, Mário Lopes da Silva Junior, a juíza do TJ/SE, Maria Luiza Foz Mendonça, o professor de Direito do Consumidor, Winston Neil Bezerra de Alencar, o advogado e consultor em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, Afonso Carvalho de Oliva.

ProConsumidor

O ProConsumidor é o sistema nacional de atendimento ao consumidor disponível aos órgãos de defesa do consumidor para os registros das reclamações de consumo. Seu objetivo é propiciar atendimentos mais céleres e encaminhamentos mais efetivos, chegando às soluções desejadas com maior rapidez. A implantação do ProConsumidor já foi realizada em mais de 600 órgãos de defesa do consumidor, entre Procons (estaduais e municipais) e Defensorias Públicas. Ao longo de 2022, mais de seis mil técnicos de defesa do consumidor foram capacitados para sua utilização.

Última atualização: 27 de julho de 2023 07:42.

Pular para o conteúdo