Laboratórios Ferring convocam para recall de medicamento DDAVP 0,1mglmL

O recall abrange todos os lotes do produto fabricados a partir de 1º de julho de 2018

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), encaminhou ofício para o Procon comunicando o recall anunciado pela Laboratórios Ferring Ltda. O produto que foi convocado pela fabricante é o DDAVP 0,1 mg/mL spray nasal, fabricados a partir de 1º de julho de 2018.

Segundo a fabricante, há frascos contendo um volume abaixo do previsto, resultando em uma concentração de desmopressina e cloreto de benzalcônio acima da especificação.

Ainda conforme a Laboratórios Ferring Ltda, o fato teria ocorrido devido a uma imprecisão do aperto da bomba do spray ao frasco de vidro da embalagem primária, causando possível evaporação e levando a um acúmulo no conteúdo de desmopressina e de cloreto de benzalcônio.

Segundo a nota técnica, o medicamento DDAVP Spray Nasal é indicado para o tratamento de Diabetes Insipidus Central e teste de capacidade de concentração renal de acordo com a bula vigente do produto.

Após avaliação de risco realizada pela empresa, há uma probabilidade razoável de que o uso ou a exposição ao produto, com concentração de desmopressina acima do indicado, poderá causar retenção de água e hiponatremia, ou seja, a diminuição da quantidade de sódio no sangue.

Última atualização: 10 de setembro de 2020 09:26.

Pular para o conteúdo