Ipesaúde garante acesso a saúde e bem-estar a servidores estaduais por meio do ‘Ipes até Você’

Foram disponibilizados aos servidores da Setur, Secom e Sejuc os serviços de aferição de pressão, glicemia, Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações nutricionais e vacinação, além de ações preventivas

Dando continuidade às ações que visam facilitar o acesso dos servidores públicos estaduais aos serviços de saúde, promovendo uma abordagem preventiva e de orientação sobre autocuidado e bem-estar, o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) promoveu nesta terça-feira, 10, mais uma ação da campanha ‘Ipes até Você’.

Desta vez, foram contemplados os servidores da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que tiveram à disposição, dentro do prédio onde estão localizados os órgãos, os serviços de aferição de pressão, glicemia, Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações nutricionais, vacinação, além de cadastro e marcação de consultas.

De acordo com a chefe de gabinete da Diretoria de Promoção à Saúde do Ipesaúde, Gilvanda Barreto Salmeron, foram atendidos aproximadamente 200 profissionais. “Já estamos na terceira edição do programa. A ação tem o intuito de proporcionar mais comodidade às pessoas no cuidado com a saúde. Já percorremos cerca de 36 órgãos. Estamos ofertando o serviço de aferição de pressão, glicemia, IMC, marcação de consulta, adesão ao Ipesaúde, vacinação e incluindo um novo serviço, que é o de massagem. Na próxima ação, estaremos no DER [Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária] e Casa Civil. A ideia é fechar todos os órgãos até o fim do ano”, revelou.

Gilvanda Salmeron acrescentou ainda que um dos serviços mais procurados foi o de vacinação. “Tem sido um serviço bastante procurado. Levamos até os órgãos a vacinação para tétano, hepatite, covid e influenza”, detalhou.

Serviços

Analista de marketing da Secom, Indira Profeta da Silva não perdeu tempo e foi logo cedo conferir os serviços disponíveis. “Eu aferi a pressão e a glicemia, e além disso, tomei a vacina contra influenza e covid. Eu achei maravilhoso para cuidar da saúde. É uma ação maravilhosa, que garante que os serviços cheguem até você”, elogiou a servidora, que também aproveitou para tirar dúvidas sobre o Ipesaúde. “Como não sou usuária de nenhum plano, aproveitei para conhecer melhor as condições de adesão”, completou.

Já a coordenadora de análises e processos da Secom, Jamile Freire, que já é usuária do Ipesaúde, aproveitou para tirar dúvidas em relação à inserção de dependentes. “É uma ação muito importante. Aproveitei para aferir a pressão e fiz também o exame de glicemia, tomei vacina contra influenza e bivalente. Além disso, tirei dúvidas sobre a adesão e marcação de exames”, contou a servidora.

Outra servidora satisfeita com o programa foi Raquel Melo, da Setur. “Esta ação é um serviço de grande utilidade pública e social, especialmente para nós, servidores que fazemos uso da rede do Ipesaúde. A iniciativa nos proporcionou uma certa comodidade, porque no nosso ambiente de trabalho pudemos, hoje, ter todo o atendimento de aferição de pressão, de medição de glicemia, de marcação de consultas e de vacinação”, considerou.

Valorização

O diretor administrativo financeiro da Setur, Igor Augusto Fontes Menezes, foi outro que não perdeu a oportunidade de usufruir dos serviços de vacinação e aferição de pressão. Usuário de plano de saúde privado, o funcionário público fez questão de destacar a importância da iniciativa para a valorização dos servidores estaduais. 

“É de extrema importância ter esse vínculo entre as instituições, por meio do qual é possível trazer para os servidores todo este aparato que o Ipesaúde está proporcionando aqui neste momento, tanto na parte nutricional, como na vacinação e aferição de pressão. Então isso vem fazer com que os servidores se sintam mais prestigiados, com mais atenção do Governo, por meio do Instituto”, pontuou.

Sejuc

Outro órgão que recebeu as ações do Ipesaúde nesta terça-feira, 10, foi a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc). Em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro, foi realizada, na sede administrativa do órgão, mais uma ação do ‘Ipes até Você’, por meio da qual servidores efetivos, comissionados, terceirizados e estagiários puderam participar de uma ginástica laboral e de uma dinâmica em grupo com foco nas relações interpessoais.

A chefe do Arquivo da Secretaria de Justiça, Virgínia da Conceição, elogiou a ação e destacou a importância de momentos como esse para o bem-estar físico e mental dos servidores. “Esta é uma ação de suma importância, pois foi um momento que tivemos para nos afastarmos um pouco do trabalho e realizar atividades que não tratam apenas do nosso físico, por meio dos alongamentos que o fisioterapeuta nos mostrou, mas também da nossa mente”, comentou.

A ação que será realizada nas secretarias estaduais segue a proposta do Ipesaúde de revisitar os órgãos conscientizando os servidores sobre o autocuidado e o cuidado com o próximo, sobretudo com relação à saúde mental. 

“Hoje, a campanha ‘Ipes até Você’ tem o objetivo de levar a saúde física, por meio da ginástica laboral, e também esse momento de interação social, para que as pessoas entendam a importância de perceberem quando um colega não está bem e oferecer ajuda e como procurar ajuda. A nossa proposta é levar a conscientização sobre saúde de uma forma geral”, comentou a assessora da Diretoria de Promoção à Saúde do IpeSaúde (Dirpros), Roberta Barbosa.

Última atualização: 11 de outubro de 2023 08:38.

Pular para o conteúdo