Ação que resultou na capacitação de 60 internos é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor e o projeto social Universal nos Presídios

Chegou ao fim a 1ª oficina de Língua Inglesa, ação pioneira no sistema prisional sergipano, fruto da parceria envolvendo a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e o projeto social Universal nos Presídios (UNP), que resultou, na tarde desta terça-feira,19, na capacitação de 60 internos do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan).
Durante quase três meses, os formandos tiveram acesso às primeiras expressões do idioma de forma lúdica e didática, por meio de atividades dinâmicas envolvendo músicas e conversação, desenvolvendo quatro habilidades: listening (ouvir), speaking (falar), reading (ler) e writing (escrever). As aulas foram ministradas pelo professor de inglês e instrutor voluntário do curso, Jadiel Oliveira.
Durante solenidade ocorrida na quadra interna da unidade prisional, o diretor do Copemcan, Éden da Silva, falou sobre o trabalho de ressocialização que é feito na unidade por meio da educação.
“Esse curso, assim como os demais oferecidos aqui, objetivam proporcionar a esses internos uma qualificação, para que, ao saírem do sistema prisional, tenham uma oportunidade a mais de emprego. Nós percebemos que ações como essas são abraçadas por eles. Ao longo do curso básico de inglês, era possível ver no olhar de cada um a esperança de dias melhores, o que é essencial para o nosso trabalho, que tem como objetivo a ressocialização dessas pessoas”, destacou.
Presente no evento, o professor do curso, Jadiel Oliveira, falou sobre a sua experiência em ministrar aulas para alunos do sistema prisional sergipano, fato inédito em sua carreira.
“Para mim foi uma experiência incrível porque, mesmo que lá fora existam diversas escolas de inglês, o cenário aqui é completamente diferente. E, para mim, foi uma enorme satisfação verificar que muitos deles estavam tendo o contato com o idioma pela primeira vez e que, mesmo assim, por meio de uma metodologia diferenciada, utilizando a música, conseguimos possibilitar que eles tivessem uma compreensão básica da língua inglesa”, explicou o professor Jadiel.
Durante a formatura, os alunos realizaram uma apresentação musical, tocando violão e cantando em inglês, momento que emocionou os presentes, sobretudo, os familiares, que também tiveram um papel importante como madrinhas e padrinhos, participando da entrega dos canudos com os certificados aos formandos.
Além dos familiares dos internos, dos servidores da unidade prisional e de representantes da Universal nos Presídios em Sergipe, a solenidade contou ainda com as presenças do prefeito em exercício de Aracaju, Ricardo Vasconcelos; e dos vereadores da Câmara Municipal da capital sergipana, Milton Dantas e Eduardo Lima. Na ocasião, o vereador Eduardo Lima falou sobre a parceria com a Sejuc e a importância de oportunizar ações educativas como essa para o público do sistema prisional sergipano.
“Graças a essa ação conjunta entre a Secretaria de Justiça e a Universal nos Presídios, conseguimos proporcionar a esses formandos, além de um sorriso no rosto, a esperança de dias melhores tanto para eles como para os seus familiares. Ações como essa servem de motivação para que, ao saírem do sistema prisional, eles tenham a possibilidade de reconstruírem suas vidas de forma digna, com as ferramentas que os trabalhos de ressocialização lhes ensinaram”, finalizou o parlamentar.


