Gincana Terapêutica Esportiva é realizada na Unidade de Custódia Psiquiátrica

Internos participaram de atividades culturais e esportivas

Entre os dias 27 de fevereiro e 03 de março foi realizada a Gincana Terapêutica Esportiva na Unidade de Custódia Psiquiátrica (UCP), em Aracaju. Durante a semana, cerca de 80 internos da unidade participaram de atividades culturais e esportivas.

“A gincana tem como objetivo evitar a ociosidade entre os internos da UCP, o que pode gerar ansiedade e irritabilidade. Além disso, ela é uma forma de integração entre os internos e as equipes da unidade (saúde, educação e segurança) e, dessa forma estabelece um ambiente saudável, já que o tratamento da saúde mental vai além do uso de medicamentos”, comenta o diretor da unidade, policial penal Éden Santos.

O sentimento de integração na unidade através da gincana é confirmada e elogiada pelos próprios internos, como uma interna transsexual que se disse feliz por se sentir respeitada na unidade independente da sua identidade de gênero.

“A gincana foi incrível, distraiu a minha mente e eu pude me divertir com os meus colegas daqui. Eu competi em todas as modalidades com o meu time, infelizmente não conseguimos chegar a final, mas quem vencer estará de parabéns”, comentou a interna.

Continuidade

Logo após a final entre as duas equipes que se classificaram ao longo da semana, o diretor da unidade anunciou a continuidade do projeto que passará a ser realizado a cada dois meses na UCP.

“Essa gincana funciona também como tratamento, uma vez que ela favorece o desenvolvimento motor e intelectual dos internos. Além disso, também melhora o relacionamento entre eles, os familiares e, principalmente, com a sociedade como um todo”, comentou a coordenadora pedagógica da unidade, Selma Andrade.

Com o apoio a Igreja Adventista e do Lar Doce Lar, a final da Gincana Terapêutica Esportiva da UCP foi realizada na manhã da última sexta-feira, 03, e contou ainda com a realização de uma missa, distribuição de lanches, um rápido culto evangélico e, até mesmo, uma partida de futebol entre as equipes finalistas com a torcida dos demais internos, familiares e profissionais que atuam na Unidade de Custódia Psiquiátrica.

Última atualização: 4 de março de 2023 13:38.

Pular para o conteúdo