Copemcan realiza evento para celebrar Dia da Visibilidade Trans e Travesti

Trabalho contou com palestras e apresentações voltadas ao público LGBT privado de liberdade

O Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan) realizou, nesta terça-feira, 25, um evento em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans e Travesti, destinado à população LGBT em situação de cárcere na instituição. A ação foi promovida em parceria com o Centro de Referência LGBTQIA+ da Secretaria de Segurança Pública, bem como com a Rede Nacional de Operadores da Segurança Pública (Renosp/LGBTI+).

A atividade foi realizada em parceria com a sociedade civil organizada e contou com a participação do Setorial LGBTI da Frente Estadual pelo Desecarceramento, CasAmor, AmoSerTrans, Unidas e da Mandata Linda Brasil, na mobilização pela arrecadação de donativos e promoção de intervenção cultural e roda de conversa em favor das internas.

O evento teve o apoio da Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc) e do Departamento do Sistema Prisional (Desipe) e foi executado com o intuito de referendar a importância da cidadania e o papel desta no que diz respeito à diversidade da pessoa humana dentro ou fora das instituições penitenciárias.

Durante a comemoração, ocorreram palestras da presidente do Comitê de Combate à Tortura, Iza Jaqueline, da representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e vice-presidente do Comitê de Combate à Tortura, Adriana Lohana, e da representante do movimento Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis (Amorsetrans), Geovana Soares. O evento também dispôs de rodas de conversa sobre transexualidade, apresentações artísticas e oficina de dança.

Instituições em sintonia

A vivência LGBTQIA+ passou a ser tratada no Copemcan mediante uma solicitação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio da Sejuc e do Desipe, órgãos estes que se mantêm inteirados quanto às reivindicações do movimento LGBT e em sintonia com a Lei de Execução Penal, a Vara de Execução Criminal e os demais órgãos judiciários.

Última atualização: 26 de janeiro de 2022 12:25.

Pular para o conteúdo