Com equipamento de bodyscan, Polícia Penal registra quase 50 prisões por entrega de materiais proibidos aos internos no Copemcan

A maior parte das apreensões são de entorpecentes que são levados em comida ou dentro do corpo

Como resultado das ações de garantia da segurança no Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), a Polícia Penal registrou, apenas neste ano, 49 prisões de mulheres que tentavam entregar drogas e outros materiais ilícitos aos internos dos presídios de Sergipe. No ano passado, foram contabilizadas 165 prisões. O quantitativo de mulheres presas em decorrência dessa prática é fruto das revistas realizadas sem contato e sem retirada de roupas, por meio do equipamento de bodyscan.

O coronel Reinaldo Chaves, secretário-executivo da Sejuc, explicou que, com a implementação do body scan, as revistas passaram a ser realizadas de forma totalmente digital sem a exposição dos visitantes a situações como a retirada de vestimentas. “O estado de Sergipe, desde o ano de 2017, com a aquisição dos aparelhos de body scan, aboliu qualquer tipo de revista vexatória. O scanner corporal é de alta tecnologia e consegue detectar a substância no interior do corpo humano”, destacou.

O secretário-executivo detalhou que a maior parte dos flagrantes são de mulheres que tentam entrar nas unidades prisionais com materiais ilegais e ilícitos. “A grande maioria é em desfavor de mulheres, que são utilizadas para entregar as drogas ao companheiro que está encarcerado, sendo responsabilizada por esse crime. Antes tínhamos muito o arremesso, mas com as guaritas e o circuito de monitoramento diminui muito”, revelou.

Com a identificação do material, conforme informou o coronel Reinaldo Chaves, são adotados os procedimentos cabíveis ao caso. “A partir do momento em que é detectada a substância ou o material, é fotografado e arquivado, e a pessoa é encaminhada para o Instituto de Criminalística para perícia e os procedimentos são adotados na delegacia. As informações são encaminhadas ao Poder Judiciário”, especificou.

Última atualização: 25 de agosto de 2021 15:12.

Pular para o conteúdo