Cadeia Pública de Estância promoverá exposição de arte do projeto “Fabricando para a Liberdade”

A Cadeia Pública de Estância (CPE) promoverá uma exposição de arte do projeto “Fabricando a Liberdade”, que será realizada durante a Feira de Cultura e Arte de Estância. A feira ocorrerá nos dias 02/06, das 19h às 22h, e 03/06, das 08h às 12h e das 14h às 17h, na Praça Barão do Rio Branco, em Estância (SE).

De acordo com o diretor da unidade, Vanilson Soares Barbosa, mais que uma exposição de objetos confeccionados na cadeia, o objetivo também é aproximar a sociedade da realidade do cárcere.

“Assim, buscamos desmistificar o preconceito. É importante que a sociedade conheça o trabalho desenvolvido por nós, que busca a ressocialização do preso, devolvendo à sociedade um indivíduo melhor, que tenha a capacidade de refletir sobre seus atos e viver em harmonia com o meio social”, afirma o diretor da CPE.

Além disso, segundo a direção, juntamente com a equipe médica da unidade, atividades como a confecção de objetos de arte, contribuem para a diminuição do tempo ocioso e por consequência trabalha a dependência química, que é uma realidade para muitos detentos que chegam no sistema prisional.

“Cada habilidade é potencializada com essas atividades, há um trabalho muito bonito em grupo, que influencia diretamente na ressocialização e socialização mesmo dos internos”, finaliza a direção.

O diretor da unidade agradece, também, o apoio da Secretaria de Educação e do Departamento de Arte e Cultura do município de Estância. O projeto, tal como a exposição, conta com apoio da Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc) e do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe).

Última atualização: 31 de maio de 2022 15:24.

Pular para o conteúdo