Curso é voltado para servidores da Sejuc e de forças coirmãs
Na manhã desta quarta-feira (11), foi realizada a abertura do I Curso Básico de Inteligência Penitenciária do Estado de Sergipe -I CBIPEN. A atividade está acontecendo entre os dias 11 e 14, na Academia de Polícia Civil (Acadepol) e foi promovido pela Secretaria de Estado da Justiça, do Trabalho e de Defesa do Consumidor (Sejuc), por meio do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe) e da Escola de Gestão Penitenciária Prof. Acrísio Cruz (Egesp/SE).
O curso tem como público servidores da Sejuc e de instituições coirmãs. A turma foi construída de maneira diversa e proporcional, de modo que as vagas foram distribuídas entre todas as Unidades Prisionais de Sergipe, ou seja, todas possuem representantes.
Na abertura, estiveram presentes o secretário da Sejuc, Cristiano Barreto; o diretor do Desipe, Agenildo Junior; o coordenador da Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil de Sergipe (Core), Adílio Luiz; a diretora da Egesp, Andrea Fernanda; e o coordenador do Núcleo de Inteligência Penitenciária (NIP), Alberto Nascimento.
Para o secretário da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, o curso simboliza um grande avanço no que diz respeito ao controle e ordem do sistema prisional.
“O trabalho de inteligência já é feito diariamente, desde o início da nossa gestão, como meio de manter o sistema estável, como tem sido. Agora, com esse curso, pretendemos avançar ainda mais e promover outros inúmeros, para municiar ainda mais nossos servidores e capacitar, de modo que eles atuem sempre de maneira estratégica e profissional”, pontua o secretário Cristiano Barreto.
O diretor do Desipe, Agenildo Junior, pontuou em sua fala o quanto esse curso simboliza um avanço para a Polícia Penal. “A criação do Núcleo de Inteligência Penal foi a realização de um sonho, uma vez que possibilita um trabalho muito estratégico e certeiro. Agora, com a realização desse curso, a Polícia Penal tende a avançar ainda mais na realização de seus trabalhos com excelência”, afirma o diretor do Desipe.
Nesse primeiro dia de curso, os servidores serão instruídos por Antônio Mota, policial penal Federal; Hélio Feitosa, 1° Tenente da PM 4 e coordenador do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (GAECO); e Bruno Moura, representante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).