Procon/SE realiza pesquisa comparativa de adereços de Carnaval

A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 de fevereiro

O mês de fevereiro chegou, e junto com ele as comemorações carnavalescas. Com a intenção de orientar o consumidor sergipano no momento da aquisição de adereços para o Carnaval, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/SE) realizou nos dias 10 e 11 de fevereiro, em diversos estabelecimentos comerciais, pesquisa de preço de acessórios mais utilizados nas festividades.

Dentre os produtos pesquisados, estão o saco de confete, espuma (spray), saia havaiana, serpentina, máscara plástica, buzina de alegria, máscara de papel, lança confete, colar havaiano, buzina sanfona, tiara, sombrinha de frevo, tinta colorida (spray). O objetivo do levantamento é oferecer aos consumidores referências de preços, por meio dos preços médios obtidos na amostra pesquisada.

As variações de valores encontrados referem-se aos dias em que a coleta foi realizada, Os preços atualmente praticados podem ser diferentes, já que estão sujeitos à alteração conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.

A diretora do Procon/SE, Tereza Raquel Martins, salientou que é dever do fornecedor cumprir o preço exibido nas prateleiras e nos anúncios. “Conforme o artigo 30 do CDC, a oferta do produto deve conter informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa; sobre as características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores, o artigo, 31, do CDC”, explicou.

A diretora também destacou que o produto não pode oferecer riscos, especialmente, para crianças e idosos. “O consumidor deve ficar atento às informações, ao selo de conformidade do Inmetro e a idade indicada para criança, em caso de brinquedo. É claro o direito do consumidor à informação desempenhando um papel importante para assegurar uma relação de consumo equilibrada”, citou.

Para eventuais dúvidas ou esclarecimentos, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (79) 3211-3383 ou pelo email: procon.sejuc@se.gov.br.

Última atualização: 17 de fevereiro de 2020 11:56.

Pular para o conteúdo