16 internas do Prefem são aprovadas como artesãs

A carteira de artesã é válida em todo o território nacional

Na manhã da última quinta-feira, 19, 16 internas do Presídio Feminino realizaram provas para aquisição de carteiras de artesãs. A equipe de artesanato da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (SEIT) esteve na unidade e aplicou os testes.

A carteira de artesã é válida em todo o Brasil. Para adquiri-la, as detentas confeccionam uma peça artesanal, enquanto o pessoal da SEIT observa as peças produzidas e acenam para a aprovação das carteiras.

A carteira é uma qualificação profissional, para quando elas saírem terem algum ofício para exercer, assim como possibilita que elas passem a ter uma fonte de renda para a família.

Material produzido pelas internas do Prefem

“Essa carteira é uma certificação de que ela é artesã naquela área, e essa carteira serve como uma carteira profissional. Ela pode vender seus artesanatos e formar microempresas, ser tutora como artesã, pode participar de feiras de artesanato, tudo isso com essa identificação”, explicou o coordenador Educacional do Sistema Prisional da Sejuc, Genaldo Freitas Lima.

Todas as internas foram aprovadas e em breve estarão com suas carteiras. Outro grupo de mais 20 internas será avaliado próxima semana.

Última atualização: 23 de setembro de 2019 10:26.

Acessar o conteúdo